sexta-feira, 4 de julho de 2008

Ciclovia de Florianópolis será ampliada

Só faltam as placas de sinalização para que pista das ruas Rui Barbosa e Frei Caneca, no Bairro Agronômica, fique pronta (foto de Guto Kuerten - DC)


Extensão de 15 quilômetros vai interligar todas as faixas destinadas exclusivamente a ciclistas na Capital


Fonte: Diário Catarinense, 1/7/2008

As ciclovias de Florianópolis devem aumentar em 67,6% até o final de 2008. Desde 2005, a prefeitura está estendendo as faixas de trânsito destinadas exclusivamente a ciclistas.

Hoje, existem 23 quilômetros - mais 15,5 quilômetros deverão estar concluídos até dezembro deste ano.

A ciclofaixa das ruas Rui Barbosa e Frei Caneca, no Bairro Agronômica, está praticamente pronta. Só faltam as placas de sinalização, que devem ser fixadas ainda nesta semana. Mesmo assim, alguns ciclistas já estão utilizando-a.

Odair Pereira de Andrade, de 25 anos, é um deles. Frentista, trabalha em um posto próximo ao trecho e vai ao trabalho sempre de bicicleta. Até poucas semanas atrás, no entanto, precisava pedalar pela calçada.

O diretor administrativo da Associação de Ciclousuários da Grande Florianópolis, André Geraldo Soares, vê com "bons olhos" o crescimento da malha cicloviária da cidade. Acredita que ela tem um efeito educativo sobre os motoristas, que passarão a respeitar aqueles que andam de bicicleta. Além disso, acha que o número de ciclistas deve aumentar com a integração das ciclovias.

Soares ressaltou porém, que, para que o número de ciclistas cresça, é preciso que motoristas não estacionem os carros nas ciclovias. Além disso, os adeptos à bicicleta precisam utilizar as faixas no sentido correto. A da Rua Frei Caneca, por exemplo, pode parecer estreita, mas foi construída para ser utilizada em um único sentido - o mesmo dos carros.

Os 15,5 quilômetros de ciclovias que serão construídos até o final do ano devem formar uma micro-rede. Assim, todas as faixas para ciclistas da cidade estarão interligadas.

A arquiteta do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (Ipuf) e coordenadora do programa cicloviário, Vera Lúcia Gonçalves da Silva, acredita que essa rede fará com que mais pessoas utilizem a bicicleta como meio de transporte.

===

Leitura recomendada (site VIACICLO)

* Mobilidade ciclística no Plano Diretor Participativo de Florianópolis

* Legislação que proteje os ciclistas e obriga o poder público a lhe oferecer estruturas seguras

* Pesquisas acadêmicas e técnicas sobre a mobilidade ciclística

* Panfleto da ViaCiclo reunindo informações importantes sobre a mobilidade ciclística e sua relação com o Plano Diretor de forma resumida e didática

* Videos com reportagens de Florianópolis e produções diversas (nos Favoritos)

* Artigos e textos acadêmicos, jornalísticos e técnicos sobre a mobilidade ciclística

Nenhum comentário: