segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Usinas Nucleares - Chernobyl - Angra

Veja por que dizer NÃO:

* NÃO há justificativa energética para Angra 3!
Além de custar muito caro, Angra 3 demoraria pelo menos seis anos para ficar pronta, tarde demais para gerar energia. Enquanto isso, um parque eólico pode ser construído em, no máximo, dois anos. Se a justificativa de Angra 3 não é energética, então qual será?

* NÃO precisamos de Angra 3!
Se os R$ 7 bilhões necessários para construir a usina fossem gastos em energia eólica, geraríamos o dobro de energia e 32 vezes mais empregos. Além disso, nosso potencial para as energias renováveis é suficiente para suprir nossa demanda energética. Conheça aqui o estudo [R]evolução Energética.

* 82% dos brasileiros dizem NÃO!
Segundo pesquisa do ISER, encomendada pelo Greenpeace, a ampla maioria dos brasileiros é contra a construção de usinas nucleares.

* NÃO podemos gastar tanto!
Energia nuclear é cara! Com o investimento que seria feito na usina, poderíamos construir 14 estações de metrô ou pagar 280 milhões de bolsas criança-cidadão para evitar o trabalho infantil.

* NÃO queremos esse perigo!
Depois de 60 anos desde que o primeiro reator começou a funcionar no mundo, ainda não existe uma solução definitiva e segura para o lixo radioativo gerado pelas usinas. Este lixo permanece perigoso por centenas de milhares de anos. Outro perigo é o risco de acidentes nucleares como Chernobyl e Goiânia. Em 2006, foram registrados incidentes nucleares na França, Suécia e no Japão.

* Vamos dizer NÃO à aventura nuclear!
O país tem inúmeras outras necessidades que devem ser prioridades de investimento. Mesmo assim, o governo pode insistir em remar contra a maré. Países como Alemanha, Espanha e Suécia estão fechando suas usinas e (com ótimos resultados) gerando energia a partir de fontes limpas e seguras.

Portanto, junte-se a nós e DIGA NÃO você também!

Clique aqui e envie uma mensagem ao Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, com cópia aos membros do CNPE – Conselho Nacional de Política Energética, manifestando sua rejeição à construção da usina nuclear Angra 3.

2 comentários:

Unknown disse...

esse seu postfoi brilhante

vany.laah disse...

Chernobyl foi tragico? sim, muito. Mas foi falha humana, ouviu? HUMANA! Se os metodos de segurança forem tomados corretamente, é praticamente nulo o risco de uma explosao ou escapamento... e... sua sugestao foi energia eólica? QUAL O SEU PROBLEMA!? voce nao sabia que energia eólica atrapalha o fluxo migratório de várias aves? que mata várias aves? hm, ou você não sabia ou você acha que sua segurança tem mais valor que a de centenas de outros seres vivos. Então se você pensa assim, meu unico conselho é: se mata pois não tens mais direito a vida do que qualquer animal.