quinta-feira, 10 de abril de 2008

CHAMADA DE TRABALHOS - Congresso Brasileiro e Latino-americano de Energia Solar

A ABENS (Associação Brasileira de Energia Solar) e a ISES (International Solar Energy Society) realizarão, de 18 a 21 de novembro de 2008, em Florianópolis, o evento conjunto:

II CBENS - Congresso Brasileiro de Energia Solar e
III ISES-CLA - Conferência Latinoamericana da ISES

A data limite para submissão de trabalhos completos é 2 de Junho próximo (nova data - prazo foi prorrogado)

O evento tem por objetivo promover – através de palestras, apresentação de trabalhos, mesas redondas, minicursos e Mostra Tecnológica – o intercâmbio de informações e experiências entre universidades, institutos de pesquisa, empresas, órgãos governamentais, agentes do setor elétrico e associações civis.

As áreas abordadas incluem, além das conversões térmica e fotovoltaica da energia solar, a energia eólica, o uso energético da biomassa, micro centrais hidrelétricas, energia das marés e das ondas e células a combustível, entre outros temas afins. Veja relação de temas aqui.

O enfoque é científico e tecnológico, mas será dada ênfase também aos debates relacionados às políticas energéticas no Brasil e nos demais países da América Latina, à viabilização econômica das tecnologias abordadas, e aos impactos sócio-ambientais decorrentes do uso (e do não uso) das fontes renováveis de energia.

Informações: www.cbens-crlises.com.br

Clique na imagem do cartaz do evento, para vê-la ampliada.

quarta-feira, 9 de abril de 2008

Captar fábrica de painéis solares é meta

Diário do Nordeste, 9 de Abril de 2008

O Ceará já garantiu, recentemente, a instalação em seu solo da primeira usina comercial de produção de energia solar da América Latina, e, agora, o governo estadual quer trazer para cá também uma fábrica de painéis solares de uma grande empresa chinesa. Quem informa é o presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Ceará (Adece), Antônio Balhmann.

A empresa é a mesma que irá fornecer os painéis para a usina que será tocada no Estado pela MPX Energia, com investimentos da ordem de US$ 250 milhões para a produção de 50 MW — o que fará dela a segunda maior do mundo. Quando da assinatura do protocolo de estudos da planta, o presidente da MPX, Eduardo Karrer, informou que esta parceria seria com a empresa Yingli. Antônio Balhmann aproveitou para reiterar a aposta na região dos Inhamuns, "nas proximidades de Tauá", como a área escolhida para a construção do empreendimento.

A prospecção da empresa chinesa, que já afirmou o interesse de instalar uma fábrica no Brasil, vai se dar durante a visita da comitiva cearense ao gigante país asiático, após passar pela Coréia, onde visitará a Dongkuk Steel Co., uma das acionárias da Companhia Siderúrgica de Pecém (CSP). "Nós iremos representar o Ceará como uma possibilidade viável para a instalação da sua fábrica no Brasil", diz.

Usina solar

A planta da usina solar, que gerará 150 empregos na construção e 75 novas vagas na operação, trará 150 hectares para a colocação dos painéis fotovoltaicos. Os empresários da MPX já se encontram na China para acertar aquisição desses materiais.